custom writings

 Schinus terebinthifolius

Utilizações e Curiosidades: Espécie melífera e muito utilizada em reflorestamentos devido ao grande consumo de seus frutos pela avifauna. As sementes encontradas com o nome de pimenta rosa, consideradas substitutas da pimenta do reino, sendo um pouco mais suave e amplamente utilizada na Europa.

Ocorre no Brasil desde do Rio Grande do Norte até Santa Catarina, em Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Bahia, Espirito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, chegando mais a Oeste em Mato Grosso do Sul.

Etimologia: Schinus vem de Schinos nome dado a uma árvore de mástique pelos antigos gregos, uma árvore que produz resina desta mesma família, Schinos deriva do verbo grego Schizein que significa cortar, fazer incisão, devido a incisão que se faz no tronco para extração e obtenção da resina. Terebinthifolius vem do latim folia, por que se assemelha as espécies do gênero terebinthus.

Porte: 4 a 10 metros de altura,

Polinização: Principalmente Abelhas.

Floração: Entre Setembro e Janeiro.

Categoria de Ameaça: Pouco preocupante (LC)
Classe Sucessional: Pioneira
Dispersão das sementes: Zoocórica, principalmente por Aves.

 

Fotos da Espécies:

       

       

Related Posts

Schinus molle

Aroeira-salsa

Espécie melífera, muito utilizada na restauração florestal, também usada mourão de cerca com boa durabilidade. Sua resina era usada como purgante e como curativo para feridas e embalsamento dos mortos, seu uso é datado desde a época dos incas. No Brasil ocorre nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio ...>>>